Protetor solar: mais que essencial

O uso do protetor solar deve ser constante, principalmente no nosso verão, que está previsto para ser intenso e  já deu mostras que virá com tudo. 😳

É aconselhável sempre usar protetor para evitar queimaduras, câncer de pele e envelhecimento precoce. Por isso, não deixe de passá-lo diariamente.

protetor solar rosto

Tipos de protetor solar

Você já deve ter reparado que existem protetores com a descrição FPS, UVB e UVA, mas o que significam exatamente?
O FPS significa fator de protetor solar e contém substâncias que protegem contra a ação dos raios ultravioleta, UVB e UVA. Os raios UVB são os que nos causam vermelhidão, já os raios UVA promovem o bronzeamento, as manchas e as rugas.

Assim como os cabelos, cada pele é de um jeito e já existem protetores solares indicados para cada uma:

  • Hipoalergênico: com substâncias que não costumam provocar alergias e trazem informações como “PABA Free”, ou livres de PABA.
  • Oil free : sem substâncias oleosas e mais indicados para pele oleosa ou com tendência à formação de cravos e espinhas.
  • Aerogel: também controlam a oleosidade e minimizam o efeito dos poros abertos e imperfeições.
  • Mineral: com filtros físicos, são indicados para pessoas com pele sensível, crianças, para quem tem alergia e para quem sofre de melasma.
  • Serum/loção: líquido e de rápida absorção.

Mas, lembre-se, pele é prioridade de dermatologista, consulte um médico para ver qual o FPS adequado para sua pele e evite problemas como irritação, vermelhidão, inchaço e coceira. Para crianças menores, usem sempre protetor solar a partir do 30.

protetor solar infantil

Muito além do protetor solar

A gente já sabe como a água e a alimentação ajudam nosso organismo, isso não é diferente com a proteção solar. Para ajudar sua pele, consuma muito:

    • Vitamina C: acerola, laranja, limão, tangerina, morango, goiaba, pimentões amarelos e vermelhos, couve, brócolis, entre outros,
    • Vitamina E: gérmen de trigo, castanhas, nozes, amêndoas, vegetais verdes-escuros, abacate e cereais, entre outros,
    • Betacaroteno: Cenoura, abóbora, mamão, damasco e manga, entre outros,
    • Licopeno: tomate e melancia
    • Flavonóides: acerola, pitanga, morango, maçã, couve, almeirão, rúcula, salsa e cebola.
    • Água: beba todos os dias, se mantenha hidratada, não só no verão.

 

E ai, gostou das dicas? Está preparada para enfrentar o verão?
Beijos e até a próxima. 😘

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