Outubro Rosa: conscientização sobre o câncer de mama

Meninas, precisamos falar sobre nossa saúde. Este mês é comemorado o outubro rosa, um mês em que são divulgadas várias campanhas de conscientização e prevenção do câncer de mama. Mas esse cuidado deve ser adotado por nós durante o ano todo, combinado? 😉

Porque outubro rosa

A primeira vez que usaram o termo #outubrorosa foi em 1990, quando a  Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu laços rosas aos participantes da primeira Corrida pela Cura, em Nova York. E a partir dai, o movimento Outubro Rosa, que é internacional, passou a ter como símbolo, o laço rosa.

Segundo a ONG Outubro Rosa, em 1997, em algumas cidades dos Estados Unidos, eles começaram a iluminar prédios públicos e intensificar a campanha em eventos e desfiles. Já no Brasil, em 2002 a primeira vez que iluminaram um prédio de rosa, foi o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (o Obelisco do Ibirapuera), em São Paulo-SP.

 

A conscientização do Outubro Rosa

Essa luta não é só da mulher ou de institutos médicos, é de todos, muitas empresas e marcas têm se envolvido em campanhas de conscientização e prevenção; afinal, o número de mulheres no mercado de trabalho é muito grande e segundo o site do Ministério da Saúde, em 2016, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama. Esse é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo todo, e infelizmente responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.

É por meio da educação preventiva que podem-se reverter quadros e dar novas oportunidades para muitas mulheres. Por isso é tão importante termos este mês especial, e lembrarmos sempre de fazer os chamados toques, como na imagem abaixo:

outubro rosa

Sinais e hábitos na prevenção do Câncer de Mama

Fazendo regularmente o exame de toques, você deve ficar atenta aos sinais, como:

  • Caroço fixo, endurecido e, geralmente, sem dor
  • Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no mamilo
  • Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
  • Líquido que começarem a sair dos mamilos

 

outubro rosa

 

Além disso, é preciso manter hábitos saudáveis:

  • Pratique atividade física regularmente;
  • Alimente-se de forma saudável;
  • Evite cigarro e álcool
  • Amamente seu bebê
  • Consulte seu ginecologista a cada seis meses e faça os exames necessários, como a mamografia

Faça o auto exame constantemente e mantenha-se saudável. Avise as amigas também.
Beijos e até a próxima 😘

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *