Novembro azul: a importância da conscientização e prevenção

Este mês temos duas campanhas importantes pela nossa saúde: a prevenção do câncer de próstata e da diabetes. É o já conhecido, novembro azul!

Novembro azul e movember

Segundo informações, a primeira vez que fizeram um movimento para prevenção do câncer de próstata foi em 2003, na Austrália, para comemorar do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que é 17 de novembro.

No Brasil, o Novembro Azul foi criado em 2008 pelo Instituto Lado a Lado pela vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico para fazer o exame de toque, e conscientizá-lo da importância da prevenção. Desde então tem-se iluminado prédios, realizado eventos e distribuído folhetos. E segundo dados da própria entidade, em 2015 foram realizadas 463 ações que impactaram 87 milhões de pessoas.

Uma outra ação de conscientização que ocorre neste mês é o Movember (mustache + november). Realizado em vários países, essa ação busca reunir o maior número de homens, que cultivam bigodes –  e que virou símbolo da campanha –  em encontros no qual realizam debates e palestras para a conscientização da importância de realizar o exame.

Todas as ações são importantes, pois segundo o site Hoje em Dia, dados da ong britânica Cancer Care, 307 mil mortes no mundo todos os anos são causadas pelo câncer de próstata e para ter bons resultados, o tratamento depende muito do estágio em que a doença é diagnosticada.

 

Novembro azul: diabetes

Azul também é a cor da luta contra a diabetes. Dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes, sem símbolo é um círculo azul, representando a vida, a mãe terra, a saúde e a união.

O tema do Dia Mundial do Diabetes, começou a ser amplamente divulgado entre 2009 e 2013, com o objetivo de conscientizar sobre a doença e chamar a atenção para os cuidados com diabetes e desde então, as campanhas anuais não pararam e a cada ano trazem mais pessoas para combater a doença.

Durante este mês, empresas e instituições de saúde realizam diversas caminhadas, iluminam prédios de azul, fazem medições de glicemia e palestras educativas pelo país todo.

novembro azul diabetes

Lembre-se, a causa é sempre a melhora de nossa saúde. Somente através de conscientização e prevenção dessas doenças é que poderemos aumentar nossa qualidade de vida e longevidade. Faça com que você e as pessoas de sua família previnam-se dessas doenças, principalmente se já houve casos de câncer de próstata e se houver diabéticos entre eles.

Beijos e até a próxima. 😘

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *