Dia da mulher : o que há para comemorar?

Dia Internacional da Mulher , aquela data em que muitos ainda pensam na figura frágil, do mundo cor de rosa e submissa. Como eram nossas avós. Aliás, estamos para dizer que nem nossas avós eram submissas sim, mas  usavam a sua inteligência para sobreviver da melhor maneira e dar seu jeitinho em um universo que sempre foi patriarcal.

Há mais de 100 anos a data é comemorada por iniciativa da líder socialista alemã Clara Zetkin. E, desde então temos lutado por um lugar ao sol.

Resultado de imagem para mulheres de 60 fashion

 

Não é discurso, é realidade

A gente sabe que a data é para comemorar, mas precisamos falar a realidade. Ainda precisamos mostrar o nosso valor, não nos é permitido viver o nosso eu em liberdade e nem sobressair no mercado de trabalho, principalmente em algumas áreas.

Um exemplo simples: Você sabia que a mulher desenvolvedora de game, ou jogadora, sofre ameaças de gamers do sexo masculino? Sim, eles consideram uma afronta ter uma mulher que goste e entenda de jogos.

Se ainda formos falar em preconceito, como lidar com o fato de quando nos tornamos mãe, somos quase que descartadas do mercado. Porque uma mãe não pode ter carreira e cuidar da casa e do filho. Ledo engano, já que as pesquisas não param de mostrar quantos lares são encabeçados por mulheres, ou quantas são o arrimo da família.

Free stock photo of person, woman, cup, mug

Empoderamento feminino

Mas para não dizer que só são coisas ruins, nunca estivemos tão determinadas e tão dedicadas em concretizar nosso empoderamento.
A mulher já não se cala para mais nada e nem espera que criem coisas para ela. Ela faz acontecer. A gente tem N exemplos de campanhas criadas por mulheres e para mulheres , como o #chegadefiufiu, do coletivo Olga, ou o Vamos Juntas, ou um aplicativo que ajuda mulheres que viajam sozinhas.

Outra quase conquista é com relação ao mundo da comunicação. Apesar de uma escorregada ou outra, as campanhas começaram a se reeducar com campanhas sexistas. Se não adiantar, provável em quem pouco tempo teremos lei para isso.

Deixamos com você esse vídeo que mostra como as mulheres veem a representatividade feminina na propaganda.

E feliz dia da mulher empoderada, absoluta e resolvida que você é e que nos tornamos.

Obrigada por nos inspirar todos os dias!

Beijos e até a próxima! 😘

 

 

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *