Cronograma capilar: como criar e manter uma rotina de cuidados para seus fios

Olá meninas, Tudo bem?

Motivadas pelo post que fizemos em nossa página no Facebook sobre dificuldade com os cabelos, que gerou comentários e pedidos de dicas, criamos nosso texto para falar um pouquinho sobre cronograma capilar. 😊

O que é o cronograma capilar?

O cronograma capilar, nada mais é que organizar aqueles cuidados que você faz às vezes em casa, mas de uma maneira sequencial, que distribua esses tratamentos por dias, e por resultados que deseja obter.

É um calendário mesmo, que você deve seguir à risca (ou o melhor que puder!) para:

  • entender como o que falta para seu cabelo e o melhor tratamento para ele
  • saber quando deve hidratar,
  • definir quando reconstruir,
  • não esquecer quando deve nutrir os seus fios

Cronograma, seu lindo! 😍 😍 😍

Cada cabelo é de um jeito, por isso, cada um tem uma necessidade e deve ter seu cronograma desenvolvido especialmente para ela.

As perdas de nutrientes dos cabelos se dão por vários motivos, incluindo má alimentação, baixa ingestão de água e líquidos, uso de secador ou de chapinha, banho quente, exposição ao sol, água do mar e aos procedimentos químicos que submetemos nossos fios. Tudo o que fazemos gera consequências em nosso cabelo e precisamos devolver a ele tudo o que retiramos (ou que foi retirado), por algum tipo de processo, seja o desgaste do dia a dia, sejam as químicas que tanto amamos!

Tipos de necessidade e cronograma indicado:

Para saber exatamente qual é o seu tipo de cabelo, faça o teste de porosidade, conforme mostramos nessa imagem  👇

É bem simples, você escova os cabelos e vê se algum fio se soltou, se não, arranque um para fazer o teste. Aí você o coloca em uma vasilha transparente com água e observa o que acontece.

Se ele:

teste para cronograma capilar

Dependendo da posição em que ele ficar na água, você consegue saber do que ele necessita, se é reconstrução, nutrição ou hidratação. Isso não significa que você só terá que tratar para a sua carência específica, mas que ela será seu foco, porque todo cabelo precisa de tudo isso sempre. O foco é que vai ditar seu cronograma.

Faça o teste periodicamente, tipo, marque um dia no mês para ver se você ainda precisa focar no que estava tratando ou se deve mudar para outro cronograma. Tire uma foto do seu cabelo também e compare. Você vai ficar surpresa com os resultados. Só não espere mudanças de um dia para o outro. O processo é gradual e cumulativo.

Fez o teste? Então escolha agora o cronograma mais adequado a você:

A) Cabelos saudáveis (sem coloração ou qualquer outro tipo de química)

1ª semana: hidratação – hidratação – nutrição

2ª semana: hidratação – nutrição – hidratação

3ª semana: hidratação – hidratação – nutrição

4ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução

cronograma capilar

B) Cabelos pouco danificados (sem brilho, partidos, com queda)

1ª semana: hidratação – nutrição – hidratação

2ª semana: hidratação – hidratação – nutrição

3ª semana: hidratação – nutrição – hidratação

4ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução

 

cronograma capilar

 C) cabelos muito danificados (ressecados, com coloração, progressiva, pontas duplas e sem brilho)

1ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução

2ª semana: nutrição – hidratação – nutrição

3ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução

4ª semana: hidratação – hidratação – nutrição

cronograma capilar

Passo a passo do cronograma capilar:

Esses cuidados devem ser realizados 3 vezes por semana, mesmo para quem lava os cabelos todos os dias. Atenção que em cada etapa é um tratamento diferente.

Tenha em mente que:

  • é preciso deixar um intervalo de 48 horas entre um cuidado e outro,
  • nos outros dias, use só shampoo e condicionador,
  • use sempre uma espátula e evite pegar a máscara com a mão para não contaminá-la,
  • deixe agir o tempo recomendado pelo produto, nem mais, nem menos,
  • invista sempre no trio: shampoo, máscara e condicionador, pode ter outras coisas tipo um leave-in, mas os três são seus melhores aliados!
  • procure usar sempre produtos da mesma marca para hidratar, nutrir e reconstruir, eles preparam para as próximas etapas e tem os mesmos ativos na fórmula, gerando melhores resultados,
  • para saber a diferença entre as máscaras, verifique a composição. Exemplo: máscaras que contém óleo, são indicadas para nutrir os cabelos.

 

1. Hidratação

Esta fase é indicada para quando o cabelo está sem brilho, armado e vive embaraçado, precisando repor a água e a umidade dos fios. Depois de lavar os cabelos com um shampoo próprio para seu tipo de cabelo, você deve hidratar os fios com produtos que reponham a umidade e que preservem a umidade natural por mais tempo. Geralmente contém Pantenol (panthenol), extratos vegetais, glicerina (glycerin, glicol, gliceryl), colágeno, lanolina, lecitina, aloe vera, vitaminas, sacarose (e derivados do açúcar) e silicones ( Dimethicone, Dimethiconol, etc), como a nossa máscara Color Protect Mask  da nossa linha NT Protect, que pode ser usada mesmo em cabelos sem coloração, pois não tem pigmentos ou a Moonlight Mask, da linha NT Blond, específica para cabelos loiros, amarelados, grisalhos ou brancos.

#dica finalize o processo jogando soro fisiológico para evitar o frizz.

 

2. Nutrição

Nesta fase, o objetivo é reduzir o frizz, alinhar os cabelos, devolver os cachos, eliminar pontas duplas e repor os lipídios dos fios.

Para nutrir, lance mão dos óleos! Podem ser: manteiga de karité, cacau, tutano, ceramidas, óleo de ojon, óleo de argan, óleo de rícino, ou qualquer outro óleo vegetal, assim como temos em nossa  Twist Mask  da linha NT Curly para cabelos cacheados.

#dica Se o cabelo for muito oleoso, faça essa etapa a cada 15 dias. Uma outra dica é deixar seu cabelo com óleo de coco por 3 horas antes de fazer esse procedimento.

 

3. Reconstrução

Já, esta etapa é para quando os cabelos estão finos, quebradiços, com pontas ou partidos e precisam ter suas estruturas recuperadas.

Nesta fase use muito produtos com queratina, arginina, proteínas e colágeno, como os produtos da nossa linha NT Recovery que tem ampolas, máscaras, leave-in e shampoo.

Atenção: realize esse procedimento a cada 15 dias para os cabelos que contém muita química e uma vez por mês aos cabelos que não possuem química, pois o excesso de queratina pode endurecer demais os fios, a ponto de deixá-los quebradiços.

#dica nesse processo o seu cabelo pode ficar um pouco duro, mas é normal e depois ele volta ao normal em alguns dias.

 

Dicas finais para o seu cronograma capilar:

Coloque esse cronograma em prática e faça continuamente. Também vale intercalar o tratamento com o do seu salão preferido, ok?  😉

Não se esqueça de:

  • Lavar muito bem os cabelos antes de cada procedimento
  • Deixar o tempo sugerido de cada produto, seja ele hidratação, nutrição ou reconstrução
  • Nunca aplique as máscaras na raiz, somente da orelha para baixo
  • Tire totalmente os produtos com água morna ou fria
  • Faça com continuidade esses tratamentos
  • Faça os procedimentos na sequência correta, eles são complementares para o resultado finalGostou das nossas dicas ? Tem outra dica para acrescentar no nosso cronograma capilar?

 

Um beijo e até a próxima. 😘

Share Button

2 thoughts on “Cronograma capilar: como criar e manter uma rotina de cuidados para seus fios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *